Para mais informações consulte o site Vaillant

aroTHERM

Bomba de calor ar-água de 5, 8, 11 ou 15 kW

  • Potências de 5, 8 kW (monofásico), 11 e 15 kW (monofásico ou trifásico).

  • Sistema reversível para aquecimento, AQS e ainda climatização.

  • Sistema constituído por uma bomba de calor a ser instalada no exterior e por uma unidade hidráulica a ser instalada no interior.

  • Solução ideal para ampliar um sistema existente transformando-o em hibrido.

  • Módulo hidráulico pré-montado permite uma instalação simples e rápida, Controlador intuitivo e eficiente regulador para gestão do sistema hibrido, multiMATIC VRC700.

Porquê a aroTHERM?

A aroTHERM é a solução perfeita para aquecimento, produção de água quente sanitária e ainda climatização através de um sistema renovável. Tanto para novas habitações como para a renovação de um sistema existente, a bomba de calor ar-água aroTHERM é o sistema adequado para todas estas funções, ocupando pouco espaço, proporcionando até 4 vezes mais eficiência que um sistema de aquecimento puramente eléctrico. Produzida com materiais de grande qualidade em fábricas da Vaillant na Europa, é muito simples e fácil de instalar e manusear, possui um moderno e atraente design e só precisa de um controlador para gerir todo o sistema.

Criar um sistema híbrido com qualquer outro aparelho de aquecimento

A aroTHERM pode ser usada como um sistema de aquecimento independente mas pode ser também integrado num sistema já existente, como por exemplo, transformando qualquer sistema de aquecimento num sistema híbrido.

Seja com gás ou com outra fonte de energia: Todas as combinações são possíveis com qualquer outro gerador de calor.

A regulação é assumida pelo intuitivo e user-friendly multiMATIC VRC700 que incorpora um sistema híbrido de gestão. Ao usar parâmetros triVAI o utilizador irá beneficiar automaticamente de maior eficiência, menor custo e maior proteção do meio ambiente.

Sistema avançado de gestão híbrida

A gestão do sistema híbrido monitoriza, calcula e selecciona automaticamente a fonte de calor mais rentável, se a caldeira ou se a bomba de calor. Esta definição é efectuada pelo sistema, que ao calcular a respectiva eficiência baseada na temperatura exterior, os seus requisitos de aquecimento e as diversas tarifas de energia, introduzidas previamente no VRC700, automaticamente alterna entre as duas fontes de calor.

Saiba mais sobre este produto:

Aquecimento solar térmico

Ao contrário dos combustíveis fósseis, a energia solar é praticamente inesgotável, não emite carbono e é grátis. Os modernos sistemas e aquecimento podem ser combinados com painéis solares, tornando os sistemas de aquecimento solar viáveis para aquecimento de água ou para apoiar os sistemas de aquecimento central.

O uso da radiação solar como energia de aquecimento é conhecido como aquecimento solar térmico. Não deve ser confundido com o fotovoltaico, que é a produção de eletricidade usando a luz solar. As enormes oportunidades de utilização da energia solar são há muito conhecidas: as nossas tecnologias, ensaidas e testadas, têm provado o seu valor ao longo de muitos anos.

Os benefícios do aquecimento solar:

  • Quantidades inesgotáveis de energia grátis

  • Sem emissões de CO2 no funcionamento

  • Poupanças:: mais de 60% no aquecimento de água e até cerca de 35% no aquecimento ambiente

  • Redução no consumo de combustíveis fósseis

  • Os sistemas solares térmicos podem ser integrados em sistemas existentes

  • Os sistemas modernos são eficientes mesmo no inverno

Como funciona o aquecimento solar

O solar térmico funciona mediante o mesmo princípio que uma mangueira escura, deixada ao sol. A superfície da mangueira absorve a luz solar e em particular a radiação térmica, que faz com que a água no seu interior aqueça. O aquecimento solar funciona de acordo com os seguintes passos:

  1. Os coletores absorvem a radiação solar através do absorvedor. Aí, um fluido especial, portador de calor é aquecido.

  2. Uma bomba transporta o fluido para o permutador de calor do acumulador solar.

  3. A energia térmica é então transmitida para a água armazenada no acumulador solar.

  4. Caso a radiação solar seja insuficiente para aquecer a água, um sistema de aquecimento convencional aquece o depósito até à temperatura desejada.

Um sistema solar térmico fornece, de acordo com a media anual, mais de 60% da energia necessária para o aquecimento da água.

Utilize energia solar para apoio ao aquecimento

Além da produção de água quente sanitaria, o sistema solar térmico pode ser utilizado no apoio ao sistema de aquecimento. Este método fornece apoio ao funcionamento do aquecimento e possui elevado potencial de poupança. Assim, mesmo com temperaturas moderadas, o gerador de calor (caldeira ou outro) ir+á permanecer desligado com mais frequência, graças ao apoio do sistema solar.

O centro desta solução é o depósito combinado, isto é, um depósito de inércia em conjunto com um depósito de água quente. Se houver radiação solar suficiente, o fluido do sistema solar aquece a água no depósito de inércia através do permutador de calor inferior. Se a temperatura baixar, por exemplo em caso de um consume prolongado de água quente, então o gerador de calor será ligado através do circuito secundário. Irá então dar o aquecimento adicional à água.

Sistemas de aquecimento solar térmico Vaillant - fiáveis e flexíveis

Normalmente, a energia solar não cobre as necessidades energéticas anuais. Isto faz com que seja melhor quando utilizada num sistema completo. A combinação com tecnologias de condensação a gás ou gasóleo é boa e tem preços razoáveis. É claro que combinar aquecimento solar térmico com uma bomba de calor pode ser ainda ainda mais eficiente.

Colectores solares

Podemos distinguir dois tipos de colectores solares térmicos usados em sistemas de aquecimento solar: colectores planos e de tubos de vácuo.

Colectores planos - o poder da superfície

A principal característica do colector plano é a superfície negra do absorvedor que é orientada ao sol. O revestimento da superfície do absorvedor foi desenhada para que possa absorver o máximo de radiação e reflicta apenas uma pequena quantidade de energia. A energia absorvida é transferida para o fluido portador de calor que circula nos tubos sob a superfície do absorvedor.

Do ponto de vista técnico, os colectores planos diferem dos de tubos de vácuo principalmente no que diz respeito ao isolamento do absorvedor. Nos colectores planos, utiliza-se tradicionalmente materiais como a lã de rocha ou a espuma de poliuretano.

Vantagens dos coletores planos:

  • Menor custo de aquisição

  • Menores custos de manutenção e reparação

  • Indicados para sistemas de baixa temperatura: água quente ou apoio ao aquecimento do pavimento radiante

Para conseguir oferecer coletores de alta qualidade e que funcionem eficientemente em todo e qualquer sistema a preços favoráveis, a Vaillant desenvolveu coletores planos. Eles alcançam as mais altas eficiências com enorme rendimento solar graças à sua tecnologia inovadora - para um alívio significativo do seu orçamento